Fit6


30 de marzo de 2020

Café no Emagrecimento? SIM OU NÃO?

Café no Emagrecimento? SIM OU NÃO?

CAFÉ! Aquela bebida que não pode faltar no dia-a-dia de muita gente.

Ele faz parte das manhãs de mais de metade da população mundial.  Em Portugal, estima-se que cada português consome cerca de 5 quilos de café por ano, segundo dados da European Coffee Federation.

Para além do seu agradável sabor, sabia que o café apresenta inúmeros benefícios para a saúde e pode ser uma ajuda preciosa no seu processo de emagrecimento?

O grão de café

O grão de café tem mais de 6000 espécies, cada uma com diferentes características em termos de sabor, acidez, teor de cafeína e valor nutricional. Estas características podem também ser alteradas consoante o processamento dos grãos de café (grau de torragem, moagem, preparação, tipo de água, etc.).

Sendo o café uma das bebidas mais populares do mundo, existem diversas formas de o consumir, variando de lugar para lugar.

Valores médios de cafeína em alguns produtos:

  • Descafeinado: 2 mg
  • Café expresso: ~80 mg
  • Café de filtro (200 ml): 100 mg
  • 1 lata de bebida energética (250 ml) – 80 mg
  • 1 lata de cola (355 ml) – 40 mg
  • 1 tablete de chocolate preto 70% (100 g) – 50 mg

Quantos cafés deve consumir por dia?

Para adultos saudáveis, a quantidade máxima de cafeína, que não representa risco para a saúde, é 400mg/dia. Sendo que, o ideal será abaixo disso. Em média, recomenda-se que não se ultrapassem os 3 cafés por dia.

Para pessoas com sensibilidade à cafeína, hipertensos, pessoas que sofram de ansiedade, ataques de pânico, que tomem ansiolíticos, devem evitar o consumo de fontes de cafeína.

Para quem tem dificuldade em adormecer ou insónias, deve evitar a ingestão de café a partir do início da tarde.

Mulheres grávidas ou a amamentar, devem restringir o consumo de café ou outras bebidas estimulantes, pois estas passam para o bebé, podendo afetar o seu normal desenvolvimento.

Qual o momento mais adequado para beber café?

Tendo em conta a tolerabilidade à cafeína e o interesse da mesma na perda de peso, há momentos do dia em que o consumo de café é mais vantajoso.

Os nossos ciclos circadianos são regidos pela produção de cortisol. O cortisol aumenta a taxa metabólica e é superior ao início do dia (normalmente quando o sol nasce) e vai decrescendo ao longo do dia.

O momento mais adequado para beber café, é após o pico de cortisol. Ou seja, estima-se que por volta das 9h no verão e talvez um pouco mais tarde no inverno.

Assim, minimiza-se o decréscimo da taxa metabólica. Tendo em conta que a cafeína tem uma atuação por cerca de 4 horas. Então, seria recomendável beber outro café após o almoço/início da tarde. A partir desta hora não haverá grande vantagem em consumir café ou fontes estimulantes por poder prejudicar a qualidade do sono, bem como a regulação hormonal que acontece durante o mesmo.

Benefícios do café

Os principais compostos bioativos do café, são a cafeína, os polifenóis, a trigonelina e o ácido clorogénico.

Estas substâncias são os aliados perfeitos quando o objetivo é a perda de peso!

A cafeína é um forte termogénico. Ao aumentar o metabolismo, promove a queima de gordura corporal.

Quanto ao ácido clorogénico (teor superior no café verde), tem um papel importante no metabolismo dos açúcares. Não só previne o aumento de açúcar no sangue, como também inibe a absorção de açúcares e gorduras dos alimentos e dificulta a formação de tecido adiposo. Isto faz com que o organismo procure fontes de energia nas reservas de gordura, uma ótima notícia para quem pretende perder uns quilinhos.

Os antioxidantes combatem os radicais livres, promovendo a desinflamação do organismo.

Em termos nutricionais, o café é baixo em calorias: apenas 2 calorias por chávena!

Contem ainda fontes de vitaminas (B2, B3 e B5) e minerais (magnésio, potássio e manganês), essenciais para um bom funcionamento do sistema nervoso.

O teor em cafeína no café depende de vários fatores, como por exemplo, a variabilidade da planta do café, o método de preparação, a quantidade de café utilizado na preparação e o grau de torra e moagem. O teor médio em cafeína do café expresso consumido em Portugal, é de aproximadamente 80mg de cafeína por chávena de café expresso. Atenção que, no café cheio há maior quantidade de cafeína do que no café curto, embora o sabor possa parecer menos intenso.

  1. Efeito estimulante: a cafeína, quando consumida em doses moderadas tem uma ação estimulante, melhora os níveis de energia, melhora o estado de alerta e a memória.
  2. Rejuvenesce: as substâncias antioxidantes, presentes maioritariamente no café verde, ajudam a atrasar o processo de envelhecimento da pele e do organismo em geral.
  3. Facilita a digestão: um café a seguir ao almoço, promove os movimentos do estômago e intestinos, facilitando o processo de digestão.
  4. Ajuda na perda de peso: a cafeína tem um efeito termogénico, o que resulta numa maior queima de gordura corporal, resultando numa redução do peso e do volume.
  5. Melhora a performance física: esta bebida, para alem de reduzir a fadiga, estimula a ação dos músculos, que passam a utilizar a gordura como fonte de energia, promovendo o desempenho durante o treino.
  6. Previne certos cancros: graças à presença de antioxidantes,a toma de 1 chávena de café por dia, reduz o risco de cancro (da próstata, útero, fígado e orofaringe).
  7. Aumenta a esperança de vida: O café reduz a resistência à insulina, promove o aumento do colesterol HDL, e uma diminuição do colesterol LDL. Assim, reduz o risco de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares e doenças do fígado. Existe também um menor risco de Parkinson e Alzheimer.

Cuidados a ter no consumo de café

O café traz muitos benefícios, mas existem situações clínicas em que devemos ter mais atenção:

  1. Excesso de cafeína: quando se ultrapassam as doses recomendadas, pode surgir aumento da pressão arterial, ansiedade, insónias e alterações gastrointestinais. Em doses elevadas, pode mesmo ser letal (acima de 10g/dia).
  2. Interações com medicamentos: existem medicamentos que não devem ser tomados em simultâneo com café por este reduzir a absorção ou produzir um efeito antagónico ao princípio ativo do medicamento (ansiolíticos, antidepressivos, suplementos alimentares de cálcio, entre muitos outros).
  3. Hipoglicémia: que pode levar a fraqueza, tremores e palpitações cardíacas.
  4. O consumo do café está contraindicado em:
  • Grávidas, mulheres em amamentação e Crianças;
  • Pessoas que sofram de ansiedade;
  • Doentes cardíacos;
  • Situações de glaucoma;
  • Incontinência urinária;
  • Osteoporose;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Doenças inflamatórias intestinais;
  • Síndrome do intestino Irritável;
  • Gastrite, úlceras do tubo digestivo.

Na gama Aurile, pode encontrar vários tipos de cafés, aromatizados ou os cafés funcionais em que são adicionadas substâncias que melhoram a eficiência metabólica. Encontra ainda café verde, de fácil preparação, em saquetas.

Uma chávena de café por dia, não só irá dar-lhe um boost de energia, como ajudá-lo-á na perda de peso.