Fit6


1 de junio de 2019

Junho é o mês dos Santos Populares!

Junho é o mês dos Santos Populares!

Por todo o país os bairros enchem-se de cheiros e cores! Os arraiais começam a ser montados; as esplanadas ganham vida, a música começa a ouvir-se nas ruas. 

Seja a noite de Santo António, de São João ou de São Pedro há coisas que não vão faltar: convívio nas ruas, acompanhado por bebidas frescas e bons petiscos. 

É época de festa, mas os cuidados alimentares devem prevalecer! É possível ter uma alimentação saudável e tirar partido da tradição gastronómica da época.  

Sardinha - A Rainha da Festa! 

É de facto uma valiosa tradição do ponto de vista nutricional dado que a sardinha é dos alimentos mais completos que temos ao nosso dispor. A riqueza da sardinha em ácidos gordos ómega 3 é sem dúvida a sua imagem de marca, no entanto, muitos outros nutrimentos essenciais estão nela bem representados.

Apenas 100 gramas de sardinha satisfazem mais do dobro das nossas necessidades diárias em vitamina D e vitamina B12 e têm mais de metade da quantidade de cálcio existente no leite, por exemplo. No que diz respeito aos minerais, esta espécie bem portuguesa é uma excelente fonte de zinco e ferro, nutrientes sempre muito associados à carne, mas que têm na sardinha uma excelente aliada.

Tal como acontece com todos os peixes gordos, a quantidade de gordura na sardinha é muito variável consoante a época do ano. É nos meses de Junho a Outubro que ela apresenta maior teor de gordura e portanto, mais agradável do ponto de vista organolético. 

A sardinha tem a sua rentrée na mesa dos portugueses aquando dos Santos Populares, sendo que é uma presença forte da nossa gastronomia na época balnear, de Junho a Agosto. 

Pela sua qualidade nutricional, a sardinha apresenta alguns benefícios: 

  • Saúde Cardiovascular (Redução da Pressão Arterial e Triglicerídeos) 
  • Promovem o desenvolvimento Cognitivo
  • Manutenção da Saúde óssea
  • Fonte de proteína de alto valor biológico, que garante maior saciedade
  • Fonte de ómega 3 que, para além de aumentar a saciedade, ajuda na preservação da massa magra e, assim, no processo de perda de peso. Ao mesmo tempo, aumenta a taxa metabólica e, consequentemente, o gasto energético diário.

 Pimentos 

Podem ser verdes, vermelhos, amarelos, cada um com o seu sabor característico.

Além de bonito e saboroso é uma das melhores fontes de vitamina C, que potencia o sistema imunitário, reduz o risco de doenças cardiovasculares e de cancro. Por ser baixo em calorias, pode e deve ser integrado neste plano de festas, como acompanhamento.

Crus ou assados em saladas, serão sempre os melhores amigos do tomate e da sardinha. 

Caldo Verde

A couve galega utilizada na preparação do caldo verde é rica em cálcio, mineral importante para o crescimento e desenvolvimento dos ossos e dentes. O problema do caldo verde reside na quantidade de batata branca utilizada na base, por isso deverá evitar comer nos arraias. Se for em casa poderá substituir a batata por courgette. 

Quanto ao chouriço, coma apenas uma rodela, já que é um produto alimentar rico em sódio, além de ser uma fonte de gordura e não tem grandes benefícios em termos nutricionais.

Dicas para manter o seu plano alimentar nos Santos Populares

  1. Aproveite para comer sardinhas! A sardinha é fonte de proteína e ómega 3 e uma aliada para a gestão do seu peso.
  2. Reduza a adição de sal na confeção das sardinhas assadas e dos pimentos;
  3. Use e abuse das ervas aromáticas;
  4. Se optar por incluir o pão (ou a broa de milho), na sua refeição, deve evitar a dose do hidrato de carbono (pão ou aveia) ao pequeno-almoço. O melhor é acompanhar as sardinhas com um bom prato de salada ou mesmo com os pimentos da época.
  5. Evite o caldo verde! É rico em batata (hidratos). Se fizer em casa, substitua a batata por curgete e/ou nabo ou couve flor;
  6. Não vá com fome para os arraiais! Faça um lanche antes, rico em proteína;
  7. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas. Caso opte por beber, prefira as mais naturais como a cerveja ou vinho (1 copo máximo);
  8. Não descure a hidratação (água);
  9. Aproveite para se mexer, aumentando a atividade física, com caminhadas e dança durante as festas;
  10. No dia seguinte, volte à sua rotina e ao seu plano alimentar habitual.

O segredo para uma festa sem grandes consequências está, claro, nas escolhas inteligentes

Nestes Santos Populares saia à rua e mantenha viva a tradição. 

Bom apetite e boa festa!