FitGym


6 de julio de 2020

Dia mundial do Chocolate

Dia mundial do Chocolate

Delicioso, viciante, prazeroso, irresistível… Assim se apresenta! Eis o Chocolate!

Se, por um lado é odiado por umas pessoas (associado ao aumento de peso, aparecimento de borbulhas, entre outros) por outro lado é idolatrado por outras. Um facto verídico é que viajou ao longo do tempo até a atualidade e ganhou destaque na humanidade, a ponto de merecer um dia mundial para sua comemoração: 7 de Julho foi o dia escolhido.

Como tudo começou…

A sua história remonta a 1500 a.C. onde era utilizado pela civilização Olmeca, América do Sul, em rituais e como remédio. O povo Maia produzia uma bebida misturando sementes de cacau torradas e moídas, malaguetas, água e milho, formulando uma espessa bebida espumosa que chamavam "xocolatl" ("água amarga"), que muito apelidavam como “bebidas dos Deuses”. O povo Asteca, século XV, utilizava os grãos de cacau como bebida refrescante, afrodisíaco, para se preparem para uma guerra e como moeda de troca, uma vez que acreditavam que se tratava de uma dádiva divina.

 Em 1502, Cristóvão Colombo trouxe as sementes do cacaueiro para a Europa e daí para o resto do Mundo. Em 1528, chega a Espanha. Devido ao sabor amargo do cacau, a elite espanhola começou a adicionar-lhe açúcar. Reis, aristocratas, classes superiores e o clero (principalmente monges católicos) consumiam o chocolate em cultos religiosos, benefícios para a saúde e para o próprio prazer. Em 1828, a Revolução Industrial, permitiu que o chocolate passasse a ser comestível através de barra sólida e amplamente produzido, pelo que passou a ser comercializado em todo o mundo como hoje o conhecemos.

Atualmente, existe uma vasta gama de sabores de chocolate, para todos os gostos, desde negro, branco, com leite, com bolacha, frutos secos, caramelo, frutas, sal, malagueta… entre muitos outros.

Mas, afinal o que torna o chocolate tão controverso?

O chocolate é um alimento que acarreta benefícios para a saúde, sendo o cacau o grande responsável! Porém, o fruto cacau possui um sabor amargo. Para se obter o sabor adocicado é adicionado açúcar e/ou gordura. Tal origina que algumas variedades sejam, do ponto de vista nutricional, muito pobres acarretando diversas desvantagens quando consumido de modo excessivo, como: problemas do foro dentário (como cáries e gengivite), aumento do peso, Diabetes, desconforto gastrointestinal incluindo diarreias, síndrome do intestino irritável, azia ou refluxo gastrointestinal, entre outros.

Em contrapartida, algumas variedades, preferencial e essencialmente o chocolate preto/negro (contendo ≥ 70% cacau) são nutricionalmente interessantes e quando consumido com moderação acarreta inúmeras vantagens para a saúde. Assim, destaca-se:

  • Ação revigorante e energética: devido a sua concentração elevada em teobromina (substância da família da cafeína), que possui efeito estimulante;
  • Percursor de bem-estar e redutor de stress: por um lado constituído por mais de 300 substâncias químicas que estimulam a libertação de neurotransmissores (endorfinas e hormonas) que reduzem o stress, induzem a sensação de satisfação; e, por outro lado, riquíssimo em triptofano (aminoácido responsável pela produção de serotonina), feniletilamina e anandamida responsáveis pela sensação de prazer, felicidade e bem-estar;
  • Pode ajudar a baixar os níveis de LDL e, consequentemente a reduzir a probabilidade de desenvolver doença cardiovascular, devido à sua riqueza em esteróis vegetais e flavonoides;
  • Promove saciedade imediata, sendo um forte aliado em programas de perda de peso;
  • Intervém na formação e manutenção da saúde óssea (ossos e dentes), dado a sua riqueza em minerais (principalmente fosforo e magnésio);
  • Ajuda a manter o cérebro jovem, favorece a memória e a cognição devido a sua riqueza em antioxidantes.

Chocolate e estados emocionais…

Rompimento de uma relação amorosa? Dia agitado no trabalho? Filas de trânsito que não acabam? Insónias? Irritabilidade? Dores menstruais? Sensação de solidão e desinteresse pela vida ou pelo mundo? Baixa autoestima? Estado depressivo? Identifica-se?

Muitas vezes é aqui que entra, na maioria das vezes, o chocolate! Quem nunca assistiu a uma cena televisiva ou cinematográfica assim?

O chocolate marca presença assídua na maioria dos eventos de vida: sejam eles de tristeza ou de alegria (comemorações, casamentos, aniversários, etc). O que leva, muitas vezes, a que o seu consumo se torne excessivo e desmesurado: acarretando prazer, bem-estar e felicidade momentâneos, podendo seguir-se sentimentos de culpa.

Salienta-se que é um alimento altamente calórico: 100g possui em média 547kcal, uma vez que não é apenas constituído por cacau, possui sempre açúcar e gordura, entre outros constituinte! Neste sentido deve respeitar as quantidades recomendadas: 1 porção equivale a 1 quadrado de chocolate negro (no mínimo com 70% de cacau) entre 7 a 10g (variando consoante a marca). Podendo ser consumido, mas com moderação!

Sugestões

  • Deixar derreter uma porção na boca, saboreando lentamente; 
  • Adicionar cacau 100% nas panquecas, muffins, papas de aveia, overnight;
  • Acrescentar raspas de chocolate negro ao iogurte, fruta, topping de panquecas, entre outros.

Nota: tenha sempre em atenção a fase FITGYM em que se encontra!

 

Receita sem culpa

Ingredientes:

  • 100g de frutos oleaginosos variados a gosto (exemplo: nozes, amêndoas, avelãs, cajus, pistácios, etc)
  • 50g de frutos vermelhos
  • 250g de chocolate negro, no mínimo com 70% de cacau

Preparação:

  1. Triturar os frutos oleaginosos e os frutos vermelhos;
  2. Derreter o chocolate em banho maria;
  3. Dispor os frutos triturados em cima de papel vegetal;
  4. Cobrir os frutos com o chocolate derretido;
  5. Deixar arrefecer e solidificar. Partir e deliciar-se sem abusar