Fit6


6 de mayo de 2020

As Sementes de Linhaça, Porque incluí-las no seu plano alimentar FIT6

As Sementes de Linhaça, Porque incluí-las no seu plano alimentar FIT6

Um dos alimentos que estão permitidos no programa FIT6 desde a etapa 1, são as sementes de linhaça. Embora o seu uso ainda não esteja presente na maioria das pessoas, não deve desvalorizar a sua importância numa dieta de emagrecimento.

Os benefícios para a saúde das sementes de linhaça provêm da sua composição e das suas propriedades nutricionais únicas.

A semente de linhaça, rica em ómega-3, é uma ótima aliada no processo de emagrecimento, pois combate a inflamação no organismo, facilitando a perda de peso.

Cada colher de sopa de sementes de linhaça tem cerca de: 50kcal, 2g de proteína, 4g de lípidos, 3g de hidratos de carbono, 2,5g de fibra e 2g de ómega-3.

Além disso, a semente de linhaça também é uma boa fonte de fibras, proteínas, vitaminas A, B1 e E, potássio, magnésio, fósforo, ferro, zinco e selénio.                                                                                          

Benefícios da Semente de Linhaça no Emagrecimento

  • Combate a prisão de ventre: rica em fibras, a linhaça ajuda na manutenção do correto funcionamento do trânsito intestinal. No programa FIT 6, com as mudanças alimentares que são introduzidas, pode ocorrer obstipação, alem de que a dieta tem uma redução da fibra solúvel, sendo importante reforçar a ingestão de fibra para evitar esta situação.
  • Mantem os níveis normais de glicose no sangue: a fibra destas sementes reduz a absorção de açúcares, permitindo um maior controlo da glicémia e da saciedade.
  • Combate a inflamação e retenção de líquidos: rica em ómega-3, a combate os processos inflamatórios, promovendo a eliminação de toxinas e resíduos metabólicos.
  • Promove a queima de gordura: devido a este efeito anti-inflamatório, o metabolismo da gordura é acelerado, promovendo, assim, uma maior perda de peso.

 Além disso, a linhaça contribui ainda para:

  • Controlo do equilíbrio hormonal das mulheres: devido à presença de isoflavona, fitosteróide e lignana, estas sementes ajudam a reduzir os sintomas desagradáveis da menstruação e menopausa.
  • Controlo da glicémia: as fibras presentes nestas sementes permitem um maior controlo sobre a glicémia, reduzindo o risco de diabetes.

Como usar as sementes de linhaça no FIT6?

Estando inserido no grupo das sementes, a linhaça pode ser usada desde a etapa 1 do FIT6. Está permitida numa quantidade limitada a 1 colher de sopa por dia, sendo que o seu consumo deverá ser realizado até às 18h00.

Porquê? Sabemos que ao fim do dia, quando chegamos a casa, o nosso gasto energético é menor. Ou seja, existe uma redução do metabolismo, fazendo com que o que ingerimos não seja utilizado como fonte de energia pelo nosso organismo, levando à acumulação de tecido adiposo. Uma vez que estas sementes são fontes de hidratos de carbono e gorduras, de forma a promover a perda de peso, o seu consumo deve ser evitado nesta altura do dia.

Sabia que as sementes de linhaça não alteram o sabor dos alimentos? Assim, possui uma enorme versatilidade na forma como pode ser consumida. Mediante o que é permitido nos seus folhetos FIT6 em cada etapa, pode utilizar as sementes de linhaça em:

  • Smoothies
  • Iogurtes
  • Saladas
  • Sopas
  • Massa para pão, panquecas ou nos seus bolos FIT

 Como adicioná-la às suas refeições?

  • Coloque previamente as sementes em água, durante cerca de 5 minutos, antes de usar.

Ou

  • Para uma melhor absorção dos seus nutrientes, estas sementes devem ser trituradas.

É importante que as sementes de linhaça façam parte do seu plano de emagrecimento, pois as suas propriedades ajudarão a acelerar todo o processo de perda de peso.