Fit6


4 de julio de 2019

Cereja

Cereja

A cereja é um fruto bastante nutritivo que faz as delícias dos portugueses de maio a julho. É produzido pela cerejeira, uma árvore asiática. A flor da cerejeira é considerada das mais belas e, na Índia, é mesmo considerada sagrada.

Em Portugal, as cerejas são produzidas maioritariamente na Beira Interior, seguindo-se Trás-os-Montes, Douro e Minho. Quem nunca provou aquelas maravilhosas cerejas do fundão? 

Porque deve incluir na sua alimentação? 

  • Baixo valor calórico: 1 porção de cerejas têm aproximadamente de 60kcal;
  • Ricas em fibra, com efeito benéfico na regularização do trânsito intestinal, na redução da absorção do colesterol e na melhoria do controlo da glicemia;
  • Baixo índice e carga glicémica 
  • Cerca de 80% da porção de fruta ingerida é constituída por água, tendo um efeito diurético;
  • Rica em antioxidantes, com função anti-inflamatória e imunitária: flavonoides (antocianinas) e ácidos fenólicos;
  • Fonte de vitamina A, carotenoides e vitamina C e de minerais como potássio, magnésio e fósforo;
  • Ricas em melatonina, hormona importante na melhoria da qualidade do sono.

Mas atenção: Consumida em excesso pode provocar problemas estomacais devido à riqueza em taninos. 

Quantas cerejas posso comer? 

Esta costuma ser uma pergunta muito frequente nos últimos dias. Embora a quantidade varie de acordo com o tamanho das cerejas, uma porção de cerejas corresponde a cerca de 10-15 cerejas, o correspondente a uma mão cheia de cerejas.

Ao contrário do que muitos pensam, as cerejas não engordam mais do que as outras frutas. O que não se deve, é pegar na caixa de cerejas e comer 0.5kg ou 1 kg delas! Comidas nas quantidades certas, as cerejas têm aproximadamente as mesmas calorias que uma maçã pequena. Por isso desfrute desta fruta tão deliciosa e nutritiva.