Fit6


9 de diciembre de 2019

Dezembro rima com Natal! Natal é tempo de pinhões!

Dezembro rima com Natal! Natal é tempo de pinhões!

O benefício do consumo dos frutos oleaginosos/gordos, como é o caso das nozes, avelãs e das amêndoas, já é bem conhecido na comunidade FIT6, e por esta razão estão presentes desde a etapa 1 do programa.  No entanto, pelo seu elevado valor calórico, consequente da quantidade de gordura existente, as quantidades diárias recomendadas são limitadas.

Se com alguns deles vamos mantendo uma relação regular, no caso do pinhão parece que só nos lembramos dele nesta época festiva, para embelezar as mesas de Natal.

Apesar de não ser tão popular como a amêndoa ou a noz, o pinhão é provavelmente o fruto gordo com maior ligação ao nosso país, uma vez que há uma grande presença do pinheiro manso nos nossos recursos florestais.

Umas das suas grandes desvantagens, e que justifica talvez o seu menor consumo, é o valor de mercado, facto que limita muito a escolha do consumidor.

No entanto, esta iguaria, apresenta qualidades nutricionais dignas de serem apresentadas:

  • Excelente fonte de proteína relativamente aos seus outros homólogos frutos gordos. Contém aproximadamente 30g de proteína por 100g, que representa o dobro da quantidade em alguns casos.
  • Fonte de fibra- Melhora o trânsito intestinal, importante nas dietas low carb, como é o caso da dieta FIT6, em que há uma restrição de fibra solúvel, e maior tendência para a prisão de ventre.
  • De todos, o pinhão é o mais rico em ferro e zinco. O zinco é essencial no metabolismo dos nutrientes e um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, aspetos importantes num programa de emagrecimento.
  • O seu poder antioxidante é potenciado graças à presença de vitaminas A, B, C, D e E, e luteína, um carotenoide essencial para a prevenção de doenças oculares.
  • É o fruto gordo com maior concentração de ácido oleico, uma gordura mona insaturada que ajuda a diminuir os níveis de colesterol presente no sangue.
  • Embora o pinhão seja um alimento bastante calórico (622 calorias por 100 gramas) o seu consumo moderado pode, na verdade, fazer dele um aliado ao emagrecimento, caso se respeite a quantidade diária. Rico em proteína e fibra, garante maior tempo de saciedade, essencial para quem está em dieta.
  • O pinhão é também responsável por estimular a secreção de colecistoquinina, uma hormona que comunica ao cérebro a saciedade. Esta retarda o esvaziamento gástrico e diminui o apetite, sendo uma excelente ajuda no processo de emagrecimento.

 

As propriedades do pinhão são diversas e contribuem não só para garantir a saúde do organismo, mas são aliadas no processo de perda de peso, razão pela qual deve ser uma opção a ter em conta num estilo de vida saudável.

Sugestão de consumo

O pinhão pode ser consumido cru, adicionado a saladas por exemplo, ou como ingrediente de vários pratos.

Por ser um alimento calórico, deve ser respeitado a quantidade diária recomendada (20g)