Fit6


23 de septiembre de 2019

O tempo fica mais frio...

O tempo fica mais frio...

O tempo fica mais frio, os corações mais aquecidos e a nutrição mais rica. Bem vindo Outono, que traz ricos legumes e frutas!

Já falamos anteriormente sobre a importância de utilizar legumes e frutas da época https://pt.fmworld.com/pt/fit6/calendario-de-frutas-e-legumes-da-epoca-s-495/

Vamos agora relembrar quais os desta época.

O outono é das épocas do ano cuja riqueza de legumes é considerável. Com a descida das temperaturas, começam a aparecer também, as verduras “mais calóricas”/mais pesadas. A mãe natureza é sábia e fornece o que precisamos, quando precisamos. No entanto, as “Mais leves”, são carregadas de antioxidantes, como por exemplo, a vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunitário para aguentar um inverno livre de gripes e constipações.

É época de:

VERDURAS

O outono é das épocas do ano cuja riqueza de legumes é considerável. Com a descida das temperaturas, começam a aparecer também, as verduras “mais calóricas”/mais pesadas, para fornecer energia e saciedade. A mãe natureza é sábia e fornece o que precisamos, quando precisamos. Assim, as “Mais leves”, são carregadas de antioxidantes, como por exemplo, a vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunitário para aguentar um inverno livre de gripes e constipações.

“mais pesadas”: Abóbora, repolho, beterraba, cenoura, couve de bruxelas, couve portuguesa, couve lombarda, grelos, chuchu

“mais leves”: Agrião, beldroegas, acelga, funcho, aipo, alho francês, curgete, rúcula, endívia, nabo, beringela, espinafre, nabiças, rabanete

OLEAGINOSOS

Vulgarmente chamados frutos secos: amêndoa, avelã, noz. Versáteis, dão sabor e crocância a qualquer refeição. A gordura que carateriza estes frutos, tem ação anti-inflamatória. Ajuda no processo de redução do tecido adiposo, ajuda na recuperação da fadiga muscular, mas… cuidado com as quantidades!!!

FRUTA

A variedade de frutas reduz, quando comparada com a do verão. O que surge, é igualmente delicioso e rico em minerais antioxidantes…. E… claro, aparecem os citrinos, fonte de vitamina C.

Ananás dos açores, banana da madeira, laranja, limão, maçã, pêssego, pera, romã e uva.

*A uva, pelo teor de açúcar, deve ser utilizada com moderação.

Use, de acordo com as regras do programa. Ganhe saúde e perca peso!