FitGym


16 de septiembre de 2020

Alimentos Termogénicos: o “calor” extra na perda de peso

Alimentos Termogénicos: o “calor” extra na perda de peso

Alimentação desequilibrada e a ausência da prática de exercício físico são dois dos fatores apontados para o aumento de obesidade e excesso de peso.

Um fato é que o nosso organismo despende energia em todas as atividades que realiza. Caminhar, respirar, bater do coração, pestanejar, manter a temperatura corporal, fazer a digestão … tudo e todas as funções do nosso organismo necessitam e gastam energia!

Sabia que há alimentos que são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo?

Os alimentos fornecem energia e nutrientes ao nosso organismo, por sua vez o organismo para degradar os alimentos e absorver os nutrientes gasta energia, aumentam a temperatura corporal e queimam gordura. Porém, existem que se destacam mais que outros, como é o caso dos alimentos termogénicos.

Os alimentos termogénicos são os alimentos que apresentam uma maior dificuldade em serem digeridos pelo organismo e, consequentemente:

  • O organismo gasta mais 15 a 20% energia e calorias;
  • Aceleram o metabolismo;
  • Aumentam a temperatura corporal;
  • Promovem maior queima de gordura;
  • Ajudam a reduzir os níveis de colesterol;
  • Estimulam a digestão;
  • Regulam o trânsito intestinal;
  • Prolongam a sensação de saciedade;
  • Promovem a perda de peso.

Assim, estes alimentos podem ser responsáveis por 5 a 10% da perda de peso!

Exemplificando:

Uma fatia de bolo poderá ter, em média, 360kcal sendo que o organismo para a degradar pode gastar 90Kcal, sendo que resulta num ganho de 270kcal que poderão ser gastas ou armazenadas pelo organismo. Um alimento termogénico pode ter, em média, 30 kcal e o organismo para o degradar necessita gastar 100kcal, isto provoca uma diferença de 70kcal que o organismo despende, mas que não são repostas.

Porém, para que obtenham o resultado esperado os alimentos termogénicos devem ser consumidos diariamente e enquadrados numa alimentação regrada e prática de exercício físico.

Mas, atenção! Estes alimentos não devem ser consumidos:

  • Em grandes quantidades, pois podem provocar: tonturas, dores de cabeça e desconforto gastrointestinais;
  • No período noturno uma vez que podem interferir com a qualidade e número horas do sono, podendo provocar insónias;
  • Pessoas com tensão alta e problemas cardiovasculares devem ter cuidado redobrado, uma vez que, alguns destes alimentos aceleram os batimentos cardíacos.

 

Assim, apresentam-se alguns dos alimentos termogénicos que poderá incluir na sua alimentação:

Gengibre: Rico em vitamina B6 e minerais como o ferro, potássio e magnésio.Ajuda a queimar gordura devido a presença de gingerol, facilita no processo de digestão e ainda é um potente anti-inflamatório;

Canela: excelente fonte de ferro e manganês, ajuda acontrolar os níveis de açúcar no sangue, ajuda a queimar a gordura visceral e a reduzir o perímetro abdominal;

Chá verde e branco: possuicafeina e catequinas que ajudam aacelerar o metabolismo e queimar gordura; aumenta da produção de adiponectina, hormona que auxilia na redução de inflamações, melhora o metabolismo da glicose e os níveis de insulina. Possui ação neuro estimulante. Ajuda na prevenção do envelhecimento celular;

Curcuma: rica em curcumina auxilia na redução da gordura localizada, diminuição da inflamação presente no tecido adiposo, função antioxidante, uma que neutraliza a ação dos radicais livres;

Malaguetas: o efeito picante responsável pela ecapsaicina, um composto químico

que leva o organismo a queimar mais calorias e a eliminar gordura e possui ação antioxidante;

 

Cafeína: reduz a perceção de cansaço e fadiga e tem um papel ergogénico na performance desportiva. Porém é essencial ter em atenção que o seu uso abusivo pode levar ao aumento dos batimentos cardíacos e sensação de palpitação;

Pimenta: rica emcapsaicina ajuda no controlo do apetite, aumento da libertação de endorfina, substância que aumenta a sensação de bem-estar. Ação antioxidante devido a presença de flavenóides e vitamina C.

Importante ter em atenção que, quanto maior for a quantidade de massa muscular maior é o metabolismo. Assim, a prática de exercício físico regular torna-se de extrema importância para a promoção de perda de peso.

 

O Programa FitGym engloba recomendações alimentares e plano de exercício físico!

Com alimentos termogénicos dê ao seu organismo um “calor” extra para a promoção de perda de peso!